O futuro é nosso hoje


Nasci antes do tempo

 

Tudo que criei e defendi

Nunca deu certo.

Nem foi aceito.

E eu perguntava a mim mesma

Por quê?

Quando menina, 

Ouvia dizer sem entender

Quando coisa boa ou ruim

Acontecia a alguém:

Fulano nasceu antes do tempo, 

Guardei.

Tudo que criei, imaginei e defendi

Nunca foi feito.

E eu dizia como ouvia

A moda de consolo:

Nasci antes do tempo.

Alguém me retrucou.

Você nasceria sempre

Antes do seu tempo.

Não entendi e disse Amém.

 

Cora Carolina

 

 

 

Vivemos no país e no mundo, tempos difíceis. São tempos de incertezas, de alguns retrocessos, de luta por avanços, de luz e escuridão. O IPADH segue acreditando no presente como condição para o futuro. E por isso continua trabalhando.

Em 2017, o IPADH participou da Formação “Desenvolvimento da Primeira Infância na Escola da Família”, iniciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, junto com a Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí. Parceria que frutificou gerando uma participação no I Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, organizado pelo Comitê Municipal do Programa Primeiríssima Infância de Cabreúva. Os trabalhos apresentados foram: “Construção de um portfólio de ações sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância para o Programa Escola da Família da Diretoria de Ensino de Jundiaí no contexto do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância – Região de Jundiaí” e “Robustez e engajamento de stakeholders na rede da primeira infância em nove municípios do interior paulista, no contexto do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, na região de Jundiaí: diferentes percepções da rede por gestores-facilitadores de rede”.

Fazer parte do time de apoiadores da Rede de Comitês Municipais do SPPI-região de Jundiaí tem sido motivo de alegria. Desde o primeiro encontroem 2015, a rede tem se fortalecido e se ampliado, trazendo importantes aprendizados que ficarão para a vida toda sobre como construir uma rede solidária entre gestores de programas da primeira infância, em grande parte, pela iniciativa dos líderes municipais e principalmente regionais da DRS de Saúde de Jundiaí.

E também em Jundiaí, desta vez em parceria com a Prefeitura, o apoio da Prefeitura de Itupeva, numa inciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância/Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e produção da TV TEC, concebemos e apoiamos uma série de vídeos: “As 5 maneiras como as crianças aprendem”, abordando os temas da exploração do mundo, do brincar, do imitar, do repetir e do relacionar-se. Está disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=vyL-qynpdBs&t=1s&ab_channel=InstitutoPrimeirosAnosdoDesenvolvimentoHumano-IPADH

Série “Como as crianças aprendem”. Capítulo 1 – As crianças aprendem explorando o mundo, com concepção e apoio do IPADH.

 

Com grande satisfação, iniciamos a implantação da Rede a.tempo na cidade de Itatiba, com o lançamento oficial ocorrido na abertura da “6ª. Semana Regional do Bebê” da cidade, que contou com a presença do prefeito e demais autoridades. De lá para cá foram mais cinco encontros para implementação da rede e uma visita para conhecimento das unidades onde estaremos atuando. Hoje temos cadastrados 476 beneficiários diretos e indiretos, sendo 40 gestantes, 157 crianças, 02 tutores, 142 mães e 135 pais. E também implantados e em funcionamento os instrumentos: Educação-Desenvolvimento escolar; Social – Patrimônio Imaterial; Saúde – Acompanhamento da vigilância do desenvolvimento infantil (VDI); cobertura pré-natal, cuidados familiares da gestante e da criança e saúde mental materna; Intersetorial - Violências domésticas e adversidades. E ainda disponível em Nossas Redes: Gráfico das adversidades (demonstra em percentual o andamento das adversidades inseridas na rede); Gráfico do perfil de engajamento mensal da rede (demonstra os acessos dos usuários à rede a.tempo). E, disponível em Nossas Crianças: Gráfico de cuidados familiares (sistema EOR)e Acompanhamento a.tempo do Desenvolvimento Infantil.

 

 Visita à unidade da Rede Local Porto Seguro a.tempo (rede 1).

                                               Visita à unidade da Rede Local Porto Seguro a.tempo (rede 1).

 

Ainda em 2017, em parceria com a Prefeitura Municipal de Recife e a Fundação Bernard Van Leer, estivemos em Recife, junto com a professora Dra. Anna Maria Chiesa (USP) para uma série de quatro oficinas, contribuindo para a elaboração do Marco Legal da Primeira Infância do município.

Em 2018, fomos convidados pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, por meio do SENAC, a desenvolver nossa oficina de mobilização de redes para as regiões de Apiaí e Litoral Norte. Saímos desta experiência com a certeza de que a territorialidade é mesmo local e que as diferenças regionais devem ser observadas para o fortalecimento do todo das redes.

 

 

 Oficina das Redes 

 

Apiaí

 

Continuamos nos dedicando ao desenvolvimento do Multissistema Intersetorial de Tempo Real (MITRA 4), de acompanhamento do desenvolvimento da criança para o enfrentamento intersetorial das adversidades, nosso sistema inovador que intermedia a interatividade da Rede a.tempo, sem dúvida nosso maior desafio dos últimos anos. Combinando ciência, tecnologia, comunicação, negócios e inovação social, nossas energias têm sido dedicadas a criar um sistema digital de fácil navegabilidade para monitorar, avaliar e operacionalizar um modelo único e necessário de acompanhamento do desenvolvimento da criança em tempo real.

Há muito ainda a se fazer porque as crianças não são o futuro. Elas são o nosso presente e merecem o cuidado e atenção de todos os setores e entidades públicas e civis comprometidos com um mundo melhor para todas e todos.

Gostaríamos de recomendar a leitura do depoimento em Historia do Nome de Alexandre Krug , ator e tradutor, que a nosso convite, relatou sua recente experiência de vivenciar a paternidade ativa, e, o artigo de Ângela Maricondi e Anna Maria Chiesa sobre a Escuta como Cuidado e Presença. Este artigo é orgânico em relação ao nosso modo de trabalho e sempre nos inspira.

 

Boas leituras!