Práticas Educativas


A transformação das práticas educativas em saúde no sentido da escuta como cuidado e presença

 

ARTIGO: Maricondi MA, Chiesa AM. A transformação das práticas educativas em saúde no sentido da escuta como cuidado e presença. Cienc Cuid Saude 2010 Out/Dez; 9(4):704-712

 

Este artigo foi publicado pela Revista  Ciência Cuidado e Saúde do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-UEM, tendo nascido de um recorte da pesquisa qualitativa que serviu de base para a dissertação de mestrado intitulada Caracterização das práticas educativas dos ‘agentes multiplicadores’ do Projeto Nossas Crianças: janelas de oportunidades (2010).

O método de pesquisa escolhido foi o da história de vida tópica, uma vez que o objeto do estudo estava circunscrito a uma determinada área de experiência dos sujeitos, neste caso, suas práticas educativas em saúde. A partir da análise temática de Bardin foram identificadas sete categorias empíricas, tendo a categoria ‘abertura para a escuta e presença’ ganhado centralidade nesta publicação. Os tipos de escuta encontrados estão referenciados nos seguintes autores: René Barbier, Luis Antonio dos Santos Baptista e Luis Claudio Figueiredo.

A partir destes estudos foram sendo criados espaços novos de formação para profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, alguns dos quais coordenados pelo Dr. Marcos Davi dos Santos, fundador do Instituto Primeiros Anos e incansável incentivador da causa da primeira infância. Ampliar e qualificar a escuta de famílias, gestantes e crianças pequenas tem sido um grande desafio para nós.

 

MINI CURRÍCULO: Maria Angela Maricondi

 

 FORMAÇÃO: Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP, Especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e Mestre em Ciências/Área Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da USP.

ATUAÇÃO: assessoria e formação na área de desenvolvimento infantil e trabalho social com famílias (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, UNICEF de São Paulo, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e NECA – Associação de Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente).

Atualmente é formadora e coordenadora do Comitê de Projetos e Pesquisas do NECA.

PUBLICAÇÕES: textos didáticos, materiais educativos, capítulos de livros e artigos científicos.

 

E-mail: angela.mar@terra.com.br

Confira na integra em: 

https://www.researchgate.net/publication/269952937_A_transformacao_das_praticas_educativas_em_saude_no_sentido_da_escuta_como_cuidado_e_presenca