Inovação e Escala

A Rede a.tempo© facilita a interação entre stakeholders da PI por meio da sistematização de encontro presenciais e permite a interatividade através de um sistema digital no qual as interfaces criam ambientes favoráveis para o compartilhamento de informações por meio de um Portal de internet integrado a mídias sociais e de um aplicativo para aparelhos mobile.

Uma vez obtidos e registrados, dados específicos sobre o desenvolvimento da criança são processados e analisados, resultando em alertas, lembretes e mensagens relacionados ao acompanhamento do DI.

O sistema também disponibiliza relatórios gerenciais sobre (1) o acompanhamento individual da mulher grávida e da criança, (2) a situação da Rede Local (3) o engajamento dos diversos stakeholders, (4) o monitoramento das redes e (5) o acompanhamento de processos de implantação e de impacto.

A Rede a.tempo© é uma inovação social, científica, tecnológica, de comunicação e de negócios, resultante da ideia arrojada de promover o Enfrentamento das Adversidades pelo acompanhamento do desenvolvimento da criança de modo intersetorial e em tempo real.

É uma Inovação Social, ao possibilitar o engajamento social comunitário, multiprofissional e familiar, resultando em ações transformadoras, norteadas pelo Marco Legal da PI – lei 13.257/ 2016, rumo à realização da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em especial os Objetivos: 2 – “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”; 16 – “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável…” e 4 – “Assegurar Educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todos, ao longo de toda a vida”.

É uma Inovação Científica ao articular abordagens científicas de ponta, centrais para o DI, que resultam no acompanhamento intersetorial amplo dos cuidados profissionais em Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, contribuindo para a transdiciplinaridade na prática.

É uma Inovação Tecnológica ao criar e desenvolver um sistema complexo e único que combina tecnologias leves de promoção do DI com tecnologias digitais de compartilhamento de informações e facilitação da comunicação entre stakeholders.

É uma Inovação de Comunicação, pois permite a conexão, o inter-relacionamento e a retroação entre diferentes stakeholders que, de outro modo, não estariam conectados. Permite ainda a facilitação do manejo de agendas do acompanhamento do desenvolvimento da criança, além de introduzir o tempo real como dimensão necessária para adequadas obtenção de dados e intervenção.

É uma Inovação de Negócios ao reunir diferentes modelos de negócios para viabilizar a replicação em larga escala, tendo como destaque o Franqueamento Social do modelo de implantação de rede social, ampliando o acesso a diferentes parceiros contratantes.