Ações de DPI na Escola da Família


 

 

Formação em Desenvolvimento da Primeira Infância na Escola da Família Portfólio de Ações proposto pelos participantes Jundiaí, 17/03/2017 a 28/07/2017

 

Formação em Desenvolvimento da Primeira Infância na Escola da Família

Portfólio de Ações proposto pelos participantes

Jundiaí, 17/03/2017 a 28/07/2017

 

Humanização do parto e nascimento

      - Rodas de conversas de adolescentes com professores e psicólogos: da prevenção da gravidez indesejada aos cuidados com o bebê após o nascimento. Apresentar ou reforçar as ações de planejamento familiar com o apoio de profissionais da Saúde, estimulando a reflexão dos/as adolescentes sobre concepção e momento de vida.

      - Acompanhamento do pré-natal pelo Cartão da Gestante e visita domiciliária em casos de maior vulnerabilidade social para melhorar a expectativa de vida, destacando a importância do pré-natal para o desenvolvimento da criança e bem estar da gestante.

      - Grupos mensais de famílias grávidas adolescentes na escola abordando os assuntos cotidianos de interesse dos/as adolescentes.

      - Sensibilização para os profissionais de educação sobre gravidez, parto e puerpério. Compartilhar na escola o conhecimento adquirido na formação, conscientizando a comunidade escolar sobre o pré-natal e parto.

      - Conhecer, por meio da obtenção de dados, as/os adolescentes grávidos/as para melhor orientá-los/as para que tenham uma assistência pré-natal adequada, minimizando os riscos da gestação e parto na adolescência.

      - Promover palestras, debates e discussões sobre planejamento familiar, pré-natal e humanização do parto e nascimento.

      - Promover o parto natural e humanizado por meio da exibição de vídeos, filmes e palestras sobre o tema em parceria com a UBS.

 

Cuidar e Educar

      - Contribuir para a adaptação do aluno à nova escola, com apoio da legislação, evitando suspensões, punições e mediando conflitos, com apoio dos pais/responsáveis; inclusive, proporcionando oficinas de capacitação para estes, para fortalecer o vínculo escola-família-comunidade. Fortalecimento da rede de apoio, com a adesão de universitários e com capacitação dos profissionais. Promover o protagonismo juvenil em todas as etapas.

 

Espaços lúdicos

      - Promoção da ludicidade adolescente por meio de gincanas, integrando a comunidade na elaboração e nas etapas da gincana. Ex.: corrida de saco, corrida de ovo com colher, bolinhas de gude, ioiô e outros.

      - Prevenção drogas e DST: confecção de lacinhos vermelhos alusivos ao tema e distribuição de camisinhas nos locais e quando adequados de acordo com cada contexto escolar

      - Sala “Faz de conta”: imaginário e criatividades, com registro de relatos e fotos.

      - Resgate de brincadeiras antigas com confecção de brinquedos e promoção do brincar.

      - Espaço “Jovem skatista”: área de escuta onde será afixado um mural com a participação de skatistas. Criação de portfólio de resultados.

      - Prevenção lúdica de gravidez na adolescência, bairro Santo Antônio e Centro: Projeto de palestras com assunto dirigido, Proibidão SQÑ etc.

      - Prevenção de gravidez na adolescência, bairro Santo Antônio e Centro: abrir duas casas do adolescente. Acompanhamento permanente com consultas médicas e odontológicas, oficinas em ações educativas em campo. Cuidado especializado ao adolescente.

      - Oficina de pipas: confecção de pipas, desde a confecção das varetas, armação, colagem e finalização, ensinando os participantes o passo a passo da confecção de objetos culturais e lúdicos.

 

Grupos

       - Oficinas para trabalhar o nascimento, vínculo mãe-bebê e pai-mãe-bebê destacando a importância do cuidado desde a gestação para o desenvolvimento psíquico utilizando a estratégia “o olho de Deus”.

 

Pré-natal, puerpério e amamentação.

       - Palestras sobre pré-natal, puerpério e amamentação em conjunto com profissionais de saúde.

       - Encontros com alunos/as e ex-alunas/os grávidas/os e mães com exibição do documentário “As meninas”, da diretora Sandra Werneck (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f9X8WSWiI2I&ab_channel=DanielBones- seguindo-se roda de conversa. Conversar sobre “projeto de vida”.    

       - Oficinas temáticas sobre pré-natal, puerpério e amamentação tendo como estratégias: culinária, dança etc. Apoio da terapia ocupacional.

       - Oferecimento de opções básicas sobre pré-natal, puerpério e amamentação com apoio da Faculdade de Medicina.

       - Circuito de filmes e curtas sobre sexualidade na adolescência, gestação e parentalidade.

       - Intervenções curtas para conscientização de adolescentes sobre gravidez precoce por meio de cartazes, vídeos, diálogos, dramatizações etc.. Apoio: PEF, bolsistas, parceiros e posto de saúde.

 

Puericultura

        - Promover encontros com os pais/responsáveis para debates sobre o desenvolvimento físico e psicológico de adolescentes e seus filhos, envolvendo lideranças comunitárias.

        - Encontro de pais com roda de conversa sobre vínculos afetivos e adolescência com apoio de vídeo de sensibilização.

        - Contação de histórias e /ou teatro para despertar ludicidade nos pais como estratégia de inserção destes nas atividades da escola. Apoio: grupo de facilitadores.

        - Oficinas relacionadas aos cuidados com as crianças destinadas aos homens. Apoio: universitários e Saúde.

 

 

DER - JundiaíSão Paulo pela Primeiríssima InfânciaIPADH - Formação